Início

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

A lona usada no Sisteminha

O Sisteminha propõe o início da criação de peixes com o uso de lona plástica por razões bem específicas e uma delas é a razão econômica. O projeto foi criado para famílias de baixa renda sem condições para construção de tanques caros para piscicultura de alvenaria ou de ferrocimento. 
A estrutura do tanque para criação de peixes é geralmente o que mais encarece o projeto e o torna inviável para muitas famílias, então o tanque criado pelo Professor Luiz Carlos Guilherme da Embrapa meio-norte a princípio tinha estrutura de tronquinhos e varas posteriormente revestidas com papelão de caixas desmontadas, com a função de distribuir a pressão causada pela água nas paredes do tanque. Somente depois é que entra lona, com função impermeabilizante, ou seja, mantendo a água dentro do tanque. Logicamente ela precisa obedecer algumas especificações que vamos descrever adiante.
Espessura: A lona plástica indicada deve ter 200 micra de espessura. Não menos que isto, pois a questão é resistir aos peixes que nadam e esbarram contra ela constantemente.
Tipo: Lona dupla face (branca e preta) ou plástico para estufa.
Podem danificar a lona:
Raízes, caso nao seja feita uma boa limpeza da área onde o tanque será construído e não se faça a cobertura do solo com papelão ou sacaria antes de por a lona. Peixes, a lona suporta bem peixes de até 500gr, após isto as barbatanas se tornam mais rijas e ferem a lona mais facilmente. Sol, a luz solar que incide sobre a lona que não está sob a água vai danificando o plástico com o tempo e este é um dos fatores que afetam sua durabilidade. Objetos cortantes, devem ser evitados proximo ao tanque. Anzois devem ser usados longe do fundo do tanque e tarrafas e redes não devem ser muito pesados.
Vantagens: Custo em relação ao cimento, areia e ferragens.  Rapidez (não precisa esperar secar, curar...). Pode ser a melhor opção em regiões de difícil acesso. Fácil de transportar (não precisa pagar frete ou carro para transporte). Não precisa de mão de obra especializada para colocação, desde que a estrutura de tronquinhos e varas esteja bem reforçada.
Durabilidade: A durabilidade da lona é de um ano (1 ano). Mais do que isto, pela experiência, nos não aconselhamos. A lona precisará ser trocada ou deve-se pensar no tanque permanente.
Porque fazer de lona então?
Pelo custo inicial e pelos motivos que listamos como vantagens. Uma família quer melhorar a qualidade alimentar e ter segurança de origem dos alimentos consumidos, mas não tem recursos suficientes para começar. Quando começa com o tanque de lona, poderá usar o lucro obtido com os peixes do primeiro ano para construir um tanque permanente. O próprio peixe garante o investimento, uma vez que neste caso, primeiro você cria o peixe e depois constrói o tanque mais caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário